terça-feira, 1 de março de 2011

Diferença entre circuitos em série e em paralelo

Circuito em série:

Nos circuitos em Série pode-se verificar que se tirar uma das lâmpadas do circuito, as outras lâmpadas apaga-se instantaneamente. O facto de uma lâmpada se apagar se a outra for retirada é uma directa consequência do circuito estar disposto em série ou seja é considerado um circuito dependente. Num circuito eléctrico, os electrões deslocam-se do pólo positivo (+) para o pólo negativo (-). Ao retirar uma das lâmpadas do suporte, o fluxo de electrões no fio eléctrico é impedido. Isso pode ser equiparado ao tráfego automóvel nas auto-estradas. Imagine que uma determinada auto-estrada entre a cidade A e B é encerrada por um determinado período de tempo e que só existia essa via de ligação entre as duas cidades. O encerramento da via iria implicar um tráfego nulo de automóveis entre as duas cidades porque só existe um percurso possível. Da mesma forma, na presente experiência, os electrões no circuito em série só têm uma via para se deslocarem. Se essa via for interrompida, a corrente eléctrica passa a ser nula. Ou seja, as lâmpadas apagam-se.
Nos circuitos em série existem várias regras para a análise, a intensidades de corrente para este tipo de circuito é igual nas duas lâmpadas (resistências). Por sua vez, a resistência total é igual à soma da resistência de cada uma das lâmpadas. A diferença de potencial total é igual à soma das diferenças de potencial aplicadas a cada lâmpada (resistência). Na instalação eléctrica da sua casa pode encontrar aparelhos associados em série. Por exemplo um regulador de luz e uma lâmpada encontram-se ligados em série, ou seja, ao manipularmos o regulador de luz a lâmpada vai alterar a sua intensidade de luz consoante a percentagem que colocarmos, conclui-se então que nesta situação o homem tem o controlo.



Circuito em Paralelo:

Em contraste com o que acontecia no circuito em série, se retirarmos uma lâmpada do suporte, as outras lâmpadas não se apagam, podemos considerar que estes tipos de circuitos são independentes. Como no circuito em série, os electrões também se deslocam do pólo (+) para o pólo (-). Ao retirar a lâmpada de um dos suportes, os electrões não se deslocam nesse ramo do circuito. No entanto, isso não implica que o circuito fique todo afectado, ou seja, que as outras lâmpadas se apaguem também, porque os electrões têm um percurso alternativo, ou seja, por outro ramo. O exemplo da auto-estrada entre as cidades A e B, o tráfego nesta só era impossível numa das suas vias, isto é, o tráfego entre as duas cidades permanecia.
Assim como no circuito em série, para este tipo de circuito existem diferentes regras. A diferença de potencial é igual nas duas lâmpadas porque temos dois ramos independentes. O inverso da resistência total é igual à soma dos inversos das resistências localizadas no circuito (lâmpadas). No que diz respeito à intensidade de corrente, esta é igual à soma das intensidades de corrente que passam em cada um dos ramos. Também podemos encontrar nas nossas casas este tipo de ligações, como por exemplo, nas tomadas, podemos ter várias coisas ligadas em simultâneo como uma televisão e um aspirador. Caso uma das tomada, por qualquer motivo, deixar de passar corrente eléctrica a outra continuará no seu funcionamento normal, o que é uma grande vantagem.

7 comentários: